segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Teatro na Escola e Eixos de Sustentação




Algumas pessoas se revelaram na produção final das máscaras de argila:

A pesquisa, elaboração, confecção e utilização da máscara nas atividades de arte na escola possibilitam o desenvolvimento dos eixos de sustentação da construção do conhecimento em teatro que são:


- Produção (construir e representar)

- Recepção (apreciar e avaliar)

- Contextualização (conhecimentos históricos e teóricos)


Esses três eixos vão propiciar o equilíbrio necessário entre a investigação histórica, teórica e Técnica e o ato físico da criação. Essa organização prevista no PCN possibilita uma melhor visualização das ações de ensino e as suas implicações pedagógicas. Para que essas habilidades sejam adquiridas no conhecimento em artes precisamos de prática, repetição, auto-crítica e direção e o desejo de progredir, de saber mais.

Não podemos mais isolar o Teatro - Educação do discurso teórico, histórico e técnico da área teatral porque senão negamos aos jovens os tipos de habilidades e conhecimentos que lhes permitirão participar da cultura teatral, a fim de que sejam capazes de ler suas convenções e manipular suas formas.

O teatro na escola não tem a pretensão de formar ator, diretor, cenógrafo, mas deve estar aberto a todas as possibilidades para que possamos promover a democratização do ensino.



Um comentário:

Unknown disse...

Quero agradecer a equipe de apoio do Arte na Escola e em especial a professora Osmarina Gehardt. A paixão pelo que faz, o amor às artes, o carinho que doa aos seus alunos é comovente. Agradeço de coração a atenção recebida. Seus ensinamentos serão aproveitados, pode ter certeza. Um abraço afetuoso à todos. Sueli Maria Strapasson